Colorimetria

A água que nós recebemos em casa é tratada pela SABESP. O tratamento tem o objetivo de eliminar qualquer substância tóxica para torná-la potável. Essa água tratada passa por inúmeros testes: medidas de pH, determinação de microorganismos patológicos ou a presença de substâncias tóxicas, como íons metálicos.

Para entender as etapas do tratamento realizado pela SABESP os alunos do 1.o ano têm uma aula específica sobre os processos físico-químicos envolvidos. Esse kit, entregue na mesma época desta aula, vem complementar o entendimento do processo como um todo, uma vez que o aluno faz o papel de um Químico Analista com a função de determinar se existem íons Fe(III) na água e, se existir, qual a sua concentração.

Com o kit é possível introduzir noções básicas da metodologia do trabalho de controle de qualidade, como análise qualitativa e quantitativa, reações específicas, testes padrão e branco, diluição, concentração limite e interferências.

Espera-se, com este tipo de trabalho, incentivar a iniciativa e independência do aluno em relação ao professor, permitindo-o executar um trabalho em casa a partir da leitura de textos e explicações contidos na rede interna do colégio, bem como desenvolver o raciocínio lógico necessário para o trabalho científico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>