9.o ano

No Colégio Bandeirantes, o curso de Química começa no 9.o ano, com uma aula prática semanal, no Laboratório de Química.

Este curso tem dois objetivos principais: introduzir o aluno à Linguagem Química e ambientá-lo ao Laboratório de Química, o que envolve noções de segurança, desenvolvimento de habilidades específicas, uso de materiais e tecnologias que facilitem as descobertas e aumentem o aprendizado.

Alguns temas desenvolvidos nas aulas de laboratório do 9.o ano:

Corantes naturais
Durante o estudo dos processos de análise imediata, os alunos aprendem uma técnica de extração de um produto natural.
Identificação prática de substâncias ácidas e básicas
Através do uso do corante de repolho roxo como indicador químico, os alunos aprendem algumas características das substâncias ácidas e básicas.
Densidade de plásticos
Como o lixo causado pelo uso de plásticos representa uma grande fonte de poluição ambiental, a reciclagem destes materiais é muito importante. Nessa aula, os alunos aprendem como separar diferentes tipos de plásticos através do estudo das densidades dos diferentes materiais.
Polímeros Biodegradáveis
Durante o estudo sobre a importância dos polímeros biodegradáveis, os alunos obtêm a galatite, plástico feito a partir do leite. Discutem também sua aplicação e maneiras de aumentar a durabilidade deste material.
Produção da “geleca”
Nesta aula, os alunos preparam um polímero biodegradável não natural e aprendem um dos tipos de reação de polimerização.
Simulação de um “extintor de incêndio”
Durante o estudo da Ligação Covalente, os alunos produzem gás carbônico através de uma reação química e simulam seu uso em um “extintor de incêndio”.