2.a série

No 2.o ano, trabalhamos os seguintes temas:

  • Pigmentos inorgânicos e corantes
  • Metais e corrosão
  • Química dos alimentos
  • Drogas e Medicamentos

O tema Pigmentos Inorgânicos e Corantes é a linha condutora para o trabalho com reações de precipitação, estabilidade de corantes e pigmentos, solubilidade, condutividade de soluções iônicas, controle de qualidade em uma indústria de tintas e corantes, etc.

Com o tema Metais e Corrosão, trabalhamos reações de oxirredução, reatividade de metais, métodos de prevenção à corrosão, aluminotermia, entre outros.

No tema Química dos alimentos, técnicas analíticas qualitativas e quantitativas são apresentadas através de experimentos que envolvem proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

No tema Drogas e Medicamentos, estudamos alguns aspectos químicos envolvidos nesses assuntos, como os principais componentes de um medicamento, os componentes químicos presentes no cigarro, a síntese de um princípio ativo, entre vários outros assuntos.

Além dos experimentos, animações sobre a ação de algumas drogas no Sistema Nervoso Central são usadas como complemento às aulas, assim como apresentações em PowerPoint para o aprofundamento dessas questões.

Esse trabalho, de caráter multidisciplinar, tem grande relevância como complemento ao trabalho do grupo de CPG – Convivência em Processo de Grupo, equipe responsável pelo trabalho de prevenção ao uso e abuso de drogas do Colégio Bandeirantes.

Alguns temas desenvolvidos nas aulas de laboratório da 2.a série:

Estabilidade de corantes de alimentos
Nesta aula, os alunos realizam diversos testes que simulam o controle de qualidade de uma indústria de corantes alimentícios.
A Química dos metais
Este tema é trabalhado com inúmeras discussões: que aspectos químicos influenciam nas características tão diferentes entre os metais? Por que alguns, como ouro e platina, duram muitos anos e outros, como o ferro, oxidam com facilidade? Como é possível utilizar o ferro na construção de navios, altamente expostos à oxidação? Que técnicas podem ser utilizadas para prevenir a corrosão? Estas e muitas outras questões são trabalhadas experimentalmente nas aulas do 2.o bimestre.
Determinação da quantidade de vitamina C nos alimentos
A titulação é um método analítico muito utilizado no controle de qualidade de várias indústrias. Nesta aula, os alunos utilizam este método para analisar sucos de frutas e determinar a quantidade de vitamina C que eles contêm. Após o experimento, discutem algumas questões e mitos relacionados com esta vitamina, como, por exemplo, se é verdade que em pouco tempo o suco perde a maior parte de sua vitamina C.
Análise de alimentos
Nesta aula, os alunos utilizam métodos de análise qualitativa para detectar, em diversos alimentos, como bolachas, balas, salsicha, ketchup, mostarda, maçã e vários outros, a presença de amido, açúcar, proteína e gordura.
Teor de AAS em comprimidos
Após discutir sobre os principais componentes de um medicamento e sintetizar um princípio ativo, os alunos realizam um experimento para determinar a quantidade de princípio ativo presente em um comprimido.
Princípio de funcionamento dos bafômetros
Nesta aula, os alunos aprendem o funcionamento de alguns tipos de bafômetros e estudam as reações de oxirredução utilizadas em alguns bafômetros descartáveis.
Componentes químicos do cigarro
O objetivo desta aula é testar quimicamente a presença de algumas substâncias no cigarro e discutir o malefício que elas provocam no organismo, tanto do fumante ativo como do fumante passivo, entre muitas outras questões.